Como driblar a vontade de comer doce


Brownies-cheesecake tower with raspberries on white ceramic plate, wooden backdrop, copy space

Veja como se livrar dessa vontade insistente de comer doce o tempo todo!

Sabe quando bate aquela vontade de comer doce? Pode ser depois do almoço, durante a tarde, por estar triste ou feliz. Mas, muitas vezes, não podemos comer, por problemas de saúde ou restrição do alimento por determinado período. “Os doces não são proibidos, mas devemos refletir e fazer boas escolhas, possibilitando escolher um lanche mais saudável e que traga benefícios para a saúde”, explica Carolina Pimentel, nutricionista da Herbalife Nutrition.

Segundo a nutricionista, é importante lembrar que a necessidade de consumir açúcar (carboidratos) também pode ser fisiológica, já que ele é a principal fonte de energia usada pelo corpo, principalmente pelo cérebro.

Veja as dicas listadas pela especialista para evitar a vontade de comer doce:

Coma doce na hora certa
A primeira dica é evitar consumir o doce enquanto está em jejum. “O melhor momento para comer um doce é sempre depois da refeição. E por estar saciada, provavelmente, você vai comer em menor quantidade”, fala Carol.

Faça boas escolhas
Troque os doces industrializados por frutas ou alguma sobremesa com a mesma base, por exemplo: um doce de banana, compotas ou frutas em caldas. Outra opção são os doces com castanhas, já que as gorduras boas diminuem a velocidade de absorção do açúcar, e as barras de proteínas. Mas se você é daqueles que não abre mão do chocolate, prefira os 70% cacau.

Coma pequenas porções
Consumir doce em pequenas quantidades vai ajudar você a matar sua vontade sem exageros. Que tal dividi-lo com um amigo? Além disso, isso afasta a fissura e as chances de uma compulsão.

Aposte em alimentos com triptofano
Alimentos ricos nessa substância ajudam no bem-estar e na melhora do humor, uma vez que agem na produção de serotonina. “Dessa maneira, eles também ajudam a diminuir o estresse e a ansiedade e a controlar a vontade de comer doce”, coloca a nutricionista. Aposte em abacate, banana, queijo, amendoim, castanha-do-pará e ovo.

Fonte: vivasaude.digisa.com.br