Cuide do seu coração: 6 dicas para manter os níveis de colesterol e triglicerídios sob controle


O excesso do colesterol “ruim” (LDL) no sangue pode formar placas nas artérias, chamadas ateromas. O acúmulo de placas pode enrijecer os vasos sanguíneos e, com isso, aumentar o risco de se desenvolver uma doença cardíaca.

Os triglicerídios são outro tipo de gordura que circula no organismo através do sangue, que podem ser usados como fonte de energia ou armazenados em depósitos de gordura. Se o nível de triglicerídios estiver alto, também pode aumentar o risco de desenvolvimento das doenças cardiovasculares.

As doenças cardíacas são a principal causa de morte de pessoas com diabetes. Se os seus níveis de colesterol e triglicerídios estiverem muito altos, converse com o seu médico. Ao controlar esses níveis, você pode ajudar a reduzir o risco de ocorrerem doenças cardíacas e acidente vascular cerebral (AVC). Para manter os níveis de colesterol e triglicerídios sob controle, você pode:

Ser mais ativo. Exercite-se por, pelo menos, 150 minutos semanais, divididos em pelo menos 3 dias. Antes de iniciar um programa de exercícios, porém, converse com o seu médico.
Consumir alimentos com alto teor de fibras e baixos níveis de gorduras, tais como:

  • peixe, frango e peru;
  • leites e queijos desnatados ou semidesnatados;
  • frutas, verduras e legumes;
  • cereais, pães, arroz e massas integrais;

-Evitar os alimentos ricos em gorduras saturadas, gorduras trans e colesterol.
-Limitar o consumo de álcool.
-Atingir um peso saudável. A perda de peso pode ajudar na redução dos seus níveis de açúcar no sangue, triglicerídios e LDL, e da sua pressão arterial.

Atenção:

Converse com o seu médico antes de tomar qualquer medicamento sem receita, incluindo as vitaminas e os suplementos à base de plantas medicinais.

Fonte: www.receitadevida.com.br