08/11 – Dia Nacional do Médico Radiologista

Em 8 de novembro são celebradas duas datas ligadas a especialidade: o Dia Nacional do Médico Radiologista e o Dia Internacional da Radiologia.


Data instituída pela Lei nº 13.118/2015


A data foi escolhida porque foi quando, no ano de 1895, o físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen descobriu os raios X e comprovou, cerca de um mês depois, que era possível tirar fotografias das partes internas do corpo com esses raios. A descoberta rendeu a Roentgen o Prêmio Nobel de Física em 1901. Mais tarde, a radiação ionizante, utilizada nos equipamentos de raio X, deu origem a outros aparelhos, como tomógrafos e mamógrafos.


A radiologia médica é uma especialidade que usa diferentes tipos de radiação com fins diagnósticos e terapêuticos. Impulsionada por descobertas e investimentos em saúde, é uma das especialidades médicas que mais evolui. Além da aplicação na medicina, a radiologia é usada em vários outros segmentos, como odontológico, veterinário, metalúrgico, ambiental e até para esterilização.


Os diagnósticos feitos radiologistas são usados em praticamente todas as áreas da medicina e muitas vezes imprescindíveis para determinar o futuro do paciente – se ele será encaminhado a tratamentos, cirurgias ou outros procedimentos. O médico radiologista tem formação em Medicina, com especialização em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, curso que envolve uma variedade de técnicas e inclui Radiologia Convencional, Radiologia Contrastada, Ultrassonografia, Medicina Nuclear, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética e Densitometria Óssea. O profissional deve possuir conhecimentos gerais em anatomia humana, tecnologias, formação e interpretação de imagens radiológicas.

O médico radiologista pode atuar em duas grandes áreas: radiologia intervencionista ou diagnóstico por imagem. Profissionais que atuam em radiologia intervencionista são capacitados para a realização de procedimentos invasivos com fins terapêuticos, como biópsia e angiografia, por exemplo.

A área do diagnóstico por imagem é o maior campo de atuação dos radiologistas: nessa área, o especialista realiza análise crítica de pedidos de exames radiológicos, indicações de técnicas e materiais utilizados, interpretação das imagens e conclusões, que são registradas no laudo médico. Para compor os laudos, o radiologista não apenas avalia as imagens registradas durante o exame, como também considera as suspeitas do médico solicitante, dados clínicos e histórico do paciente.


FONTE: https://hospitaldocoracao.com.br/novo/dia-do-medico-radiologista/

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo