13 de Outubro – Dia Mundial da Trombose

13 de Outubro é o Dia Mundial da Conscientização sobre a Trombose. A data também reforça a importância da prevenção, em hospitais, do Tromboembolismo Venoso (TEV) — causa número um em mortes hospitalares que poderiam ser evitadas, de acordo com a Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia.


A cirurgiã vascular e angiologista Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, explica que o termo se refere à condição na qual há o desenvolvimento de um “trombo”, um coágulo sanguíneo, nas veias das pernas e coxas.


“Esse coágulo causa uma inflamação na parede do vaso e é chamado de Trombose Venosa Profunda (TVP). Quando esse trombo se solta e se desloca até o pulmão, ele é chamado de Embolia Pulmonar (EP) e em muitos casos é fatal”, explica a médica. Essa situação, de acordo com a angiologista, é de alto risco para pacientes hospitalizados, que passaram por cirurgias e que estão em longos períodos de imobilidade, por conta de uma deficiência na circulação sanguínea.


A trombose é caracterizada pela formação ou desenvolvimento de um coágulo sanguíneo responsável por causar a obstrução e inflamação na parede do vaso, conhecida pelos médicos como trombose venosa profunda. Considerada uma causa de morte global, a trombose é causa de mortalidade de 1 a cada 4 pessoas no mundo, por complicações da doença.


Os membros inferiores são os locais mais comuns de trombose e os principais sintomas são o inchaço, a vermelhidão, a dor e o calor local, dor nas pernas.


Além do acompanhamento médico, qualquer pessoa pode tomar medidas de prevenção. Muitas delas podem ser incorporadas no cotidiano. Algumas das dicas são:


– exercitar-se ou fazer pequenas caminhadas regularmente; – controlar o peso; – evitar o cigarro; – movimentar as pernas durante longos períodos sentada; – usar meias elásticas no caso de insuficiência venosa, sempre com orientação médica.


Por que 13 de outubro – A data foi acertada em homenagem ao aniversário de Rudolf Virchow, médico alemão reconhecido como pai da patologia moderna e da medicina social e responsável por elucidar o mecanismo do tromboembolismo. A tríade de Virchow é uma teoria criada pelo profissional que define que a propagação de um trombo se dá por anomalias no fluxo sanguíneo, na parede do vaso sanguíneo e nos componentes do sangue.


Fonte:

  • https://bvsms.saude.gov.br/13-10-dia-mundial-da-trombose/

  • https://segurancadopaciente.com.br/ev-adversos-riscos/13-de-outubro-dia-mundial-da-trombose/

  • https://marcioatalla.com.br/vida-e-saude/dia-mundial-da

-trombose/


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo