top of page
Buscar

20/03 Dia do Cuidador de Idosos


Em 20 de março se comemora o dia nacional dessa profissão reconhecida há poucos anos.

Neste dia 20 de março é comemorado o dia do cuidador de idosos. Por isso, queremos parabenizar, homenagear e mostrar a importância da profissão que vem crescendo a cada dia.

O envelhecimento é um processo natural e progressivo, no qual transformações fisiológicas e estruturais acontecem no corpo e na mente ao longo da vida. Com o passar dos anos, essas mudanças tendem a reduzir a capacidade que o indivíduo possui de viver com independência.


Por isso, cada vez mais idosos necessitam de atenção especial no cuidado com a saúde e bem-estar. Para atender essa demanda, vários cursos da profissão de cuidador de idosos foram abertos com o objetivo de formar profissionais na área. A profissão requer muitos conhecimentos e cuidados. Veja quais as principais funções de um cuidador.


  • Auxiliar nos cuidados de higiene.

  • Estimular e auxiliar na alimentação.

  • Auxiliar na locomoção e realização de atividades físicas.

  • Administrar medicamentos.

  • Atentar-se ao estado de saúde do idoso.

Além disso, o cuidador proporciona bem-estar ao idoso quando lhe oferece carinho, atenção por meio da escuta, da conversa ou simplesmente da companhia. Muitas vezes também o encoraja a fazer tarefas sozinho, isso é uma ótima maneira de mostrar ao idoso que ele é capaz e, assim, desenvolver sua autoestima.


Regulamentação da profissão


A legislação que regulamenta os cuidadores de idosos é a lei dos trabalhadores domésticos, ou seja, a Lei Complementar N° 150/15. Na categoria dos empregados domésticos, os cuidadores são classificados pela Classificação Brasileira de Ocupações [CBO] 5162-10. Portanto, como cuidador contratado para trabalhar em âmbito residencial, o profissional tem direitos legais a condições de trabalho de acordo com as leis designadas aos trabalhadores domésticos e, por conseguinte, nada em seu contrato ou condições de trabalho pode violar esses direitos.


A profissão de cuidador de idosos, crianças e pessoas com deficiência ou doenças raras, Segundo o texto, os profissionais devem ter idade mínima de 18 anos, ensino fundamental completo, curso de qualificação na área, atestados de aptidão física e mental, além de bons antecedentes criminais.


Importante


Assim, mais do que uma companhia, o cuidador de idosos oferece apoio social e emocional ao idoso. Dessa forma, proporciona qualidade de vida e reduz o surgimento de doenças psicológicas decorrentes da solidão. Portanto, valorizem esses profissionais, pois eles podem mudar vidas!


Fonte: Site https://defatoonline.com.br/




bottom of page