20/10 – Dia Mundial e Nacional da Osteoporose

A data visa tornar a prevenção da osteoporose e das fraturas uma prioridade global de saúde, alcançando profissionais de saúde, mídia, formuladores de políticas, pacientes e o público em geral.


A osteoporose é caracterizada pela diminuição da massa muscular e afeta, principalmente, homens acima de 70 anos e mulheres com mais de 65 anos. Os principais tipos de osteoporose são: pós–menopausa, senil (mais frequente em pessoas acima de 70 anos) e secundária, decorrente de outras doenças, como doença renal crônica, ou do uso de medicamentos, como corticoides.


Algumas orientações:

– uma primeira fratura aumenta em até cinco vezes o risco de uma nova fratura; – o principal exame a ser realizado é a densitometria óssea. Caso o paciente apresente fatores de risco, o exame pode ser feito a partir dos 50 anos; – coluna, antebraço e fêmur são os locais mais comuns de fratura; – fatores de risco: menopausa, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, baixa ingestão de cálcio, de vitamina D e falta de exposição ao sol.


Prevenção:

– aumentar a ingestão de cálcio através do consumo de leite e de seus derivados; – expor-se ao sol ajuda a manter adequados os níveis de vitamina D; – praticar atividades físicas regularmente fortalece os músculos e melhora o equilíbrio, evitando quedas; – evitar o consumo de álcool e de fumo; – evitar o consumo excessivo de sal; – utilizar os medicamentos prescritos pelo médico a fim de recuperar a massa óssea perdida e diminuir o risco de fraturas; – evitar quedas: — com a adequada iluminação dos ambientes; — retirando tapetes e outros objetos do chão; — instalando barras de apoio no banheiro.


FONTE: https://bvsms.saude.gov.br/20-10-dia-mundial-e-nacional-da-osteoporose-2/






3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo