top of page
Buscar

5 Benefícios da fisioterapia para idosos

A fisioterapia para idosos, também conhecida como Fisioterapia Geriátrica ou na especialização Fisioterapia em Gerontologia, é muito importante para garantir a qualidade de vida e bem estar na terceira idade, considerando a importância de complementar a saúde além de tratamentos médicos. O foco da fisioterapia é na relação de nervos, ossos e articulações, de forma que um fisioterapeuta trabalha para prevenir, corrigir e recuperar a função desses sistemas.


Podem procurar a fisioterapia os idosos com Alzheimer, com histórico de AVC ou outros problemas cardiovasculares, em recuperação de cirurgias ou fraturas, com artrose ou outras doenças que diminuem a mobilidade ou a funcionalidade e utilização dos membros.


Conheça agora 5 benefícios da fisioterapia para idosos e como eles podem ser aproveitados.

Melhorar o equilíbrio e a coordenação

As quedas na terceira idade são um fator de risco muito grave por resultarem em lesões e fraturas de recuperação muito lenta. Ao mesmo tempo, é comum que elas aconteçam devido a diminuição dos reflexos de coordenação e do equilíbrio. Os exercícios fisioterapêuticos podem ajudar a melhorar esses aspectos.

A coordenação, inclusive, é um elemento que também é comprometido após cirurgias ou com doenças como Alzheimer e Parkinson. O fisioterapeuta, então, propõe exercícios e novos hábitos para adaptação à nova realidade.

Diminuir as dores

Muito importante em todas as fases da vida, mas como uma preocupação extra entre idosos. As dores diminuem a qualidade de vida e muitas vezes impossibilitam as atividades rotineiras, por isso a fisioterapia para idosos entra em cena com exercícios para aliviar os membros ou regiões afetadas. O alongamento e outros exercícios, além de terapias como a acupuntura, são grandes aliados nesse objetivo.

Manter e garantir a força

Assim como no caso da flexibilidade, o objetivo aqui é preservar ou conseguir uma leve recuperação da força e resistência que ainda existem. Os exercícios de força são equilibrados e avaliados caso a caso pelo fisioterapeuta, focando no fortalecimento saudável para conservar a qualidade de vida.

Promover a independência

Coordenação, força, equilíbrio e o alívio das dores e outros sintomas garantem a independência do idoso. O fisioterapeuta faz uma análise sobre o histórico de saúde e as condições físicas atuais, para então elaborar uma rotina de exercícios e cuidados que promovam a independência do idoso. Esse trabalho pode ainda incluir recomendações para a família ou cuidadores e também adaptações que devem ser feitas na casa para facilitar a locomoção e garantir a segurança e bem estar do idoso.

Um ponto positivo extra sobre a fisioterapia para idosos é que muitos profissionais fazem atendimento em domicílio, facilitando o tratamento para idosos acamados ou com mobilidade reduzida.


Fonte:https://www.kdcare.com.br/5-beneficios-da-fisioterapia-para-idosos/

bottom of page