8 de Setembro - Dia Mundial da Fisioterapia

O Dia Mundial da Fisioterapia celebra-se a 8 de setembro.


Este é um dia de sensibilização para o contributo do fisioterapeuta para a saúde e para a autonomia do ser humano e um dia de divulgação da profissão. É também uma homenagem a todos os fisioterapeutas do mundo que diariamente ajudam as pessoas a superar problemas musculares e esqueléticos, assim como a recuperar de doenças. O fisioterapeuta é um profissional que desenvolve a capacidade física da pessoa, ajudando-a a mover-se e a viver melhor.


O Dia Mundial da Fisioterapia foi instituído pela Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT - World Confederation for Physical Therapy), que engloba mais de 250 mil fisioterapeutas no mundo. A data celebra-se desde 1996.


Em Portugal realizam-se encontros neste dia, debatendo-se a situação da fisioterapia no país e organizando-se sessões práticas com exercícios e massagens terapêuticas. Também se realizam exibições fotográficas, entre outras iniciativas.


Por que a Fisioterapia é tão importante?


Quando o assunto é fisioterapia, provavelmente a maioria das pessoas imagina o fisioterapeuta tratando apenas lesões de seus pacientes. Na verdade, esse profissional desempenha um papel de suma importância na sociedade, garantindo o bem estar e a qualidade de vida das pessoas.


O que faz um fisioterapeuta?


Assim como outras áreas da saúde, a fisioterapia evoluiu bastante no decorrer dos anos. Essa ciência aplicada visa manter, preservar, desenvolver ou reabilitar a integridade das funções do corpo, seus sistemas e órgãos, ou seja, vai muito além das luxações e fraturas.


toda vez que uma lesão, doença, distúrbio ou outro fator prejudica os movimentos e as funções corporais de um indivíduo, o fisioterapeuta é acionado, recorrendo a terapias manuais, aparelhos e recursos específicos para melhorar o estado clínico do paciente. contudo, os fisioterapeutas também atuam no fronte, isto é, realizam pesquisas e estudos para diagnosticar e prevenir disfunções ou até mesmo desenvolver novos tratamentos.


o dia a dia de trabalho de um fisioterapeuta ocorre em hospitais, clínicas, consultórios, centros de reabilitação, unidades básicas de saúde, asilos, escolas, academias e, inclusive, dentro das empresas. nesses contextos poderá aplicar diversos recursos fisioterapêuticos, como: cinesioterapia, eletroterapia, termo terapia, mecanoterapia, hidroterapia e massoterapia.



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Anemia