As funções que o cuidador de idosos irá desempenhar depende do estado de saúde de seu paciente, de seu estilo de vida e da rotina da casa. Sendo assim, suas atividades profissionais deverão ser combinadas com seus patrões.
No geral, o cuidador de idosos deve:
cuidar da saúde do idoso;
administrar os medicamentos do idoso;
cuidar da higiene pessoal do paciente;
auxiliar na alimentação;
elaborar o cardápio com auxílio do médico do idoso;
fazer companhia ao idoso;
estimular a autoestima,
incentivar o convívio social;
realizar atividades ao ar livre com seu paciente;
manter o ambiente limpo e organizado;
cuidar para que o idosos possa circular por todos os cômodos livremente;
estimular a independência do paciente.
O que faz o cuidador de idosos? Quais suas responsabilidades?
O que faz o cuidador de idosos
A principal função do cuidador de idosos é zelar pela saúde, conforto e bem-estar do paciente com idade avançada. Isso quer dizer que para exercer essa função o profissional deve ter conhecimento técnico em diversas áreas para desempenhar o papel da melhor forma possível.
Um grande exemplo é a limpeza do ambiente e utensílios do idoso: apesar de não ser função do cuidador fazer a faxina na residência, ele deve sempre prezar pela limpeza do ambiente e de utensílios e aparelhos usados pelo paciente.
O que faz o cuidador de idosos?
Cuidados com a saúde e higiene
Uma das principais funções do cuidador de idosos é cuidar da higiene e saúde do paciente, o que inclui:
administrar o uso de medicamentos;
acompanhamento em consultas médicas e exames;
agendamento de exames;
auxílio durante o banho;
troca de fralda, quando necessário.
refeição saudável
O cuidador de idoso deve sempre escolher alimentos saudáveis para as refeições
Os cuidados com a saúde também dizem respeito à a alimentação em questões de escolhas saudáveis para o idoso. Isso significa que o alimento deve ser nutritivo e fresco.
Funções administrativas
Quando não há nenhum responsável pelas obrigações administrativas do paciente, ou os familiares não possuem disponibilidade para lidar com elas, o cuidador de idosos fica responsável por desempenhar essa tarefa.
Além disso, quando o idoso faz acompanhamento com fisioterapeuta, psicólogo ou nutricionista, por exemplo, quem administra o agendamento de consultas e faz o pagamento também é o cuidador.
Organização
A organização diz respeito a agenda do lar e do paciente, cuidando para que a rotina da casa seja seguida de acordo com as necessidades do idoso e as recomendações médicas. Ou seja, o horário do almoço deve estar de acordo com o horário dos medicamentos para que eles sejam ingeridos antes ou depois das refeições.
O cuidador de idosos também deve organizar o quarto e preservá-lo sempre limpo e confortável, e estar atento aos outros cômodos da casa para evitar acidentes domésticos e facilitar a movimentação do paciente dentro da residência.
Roupas dobradas
também é de responsabilidade do cuidador de idosos lavar as roupas do paciente
A lavagem e organização das roupas de cama e roupas pessoais do paciente também são responsabilidade do profissional.
Socialização
O cuidador tem o dever de zelar pela saúde emocional do paciente incentivando, sempre que possível, que o idoso tenha uma vida social ativa e interaja com a família e amigos. Você também deve ajudá-lo a usar celulares e telefones caso ele se sinta confortável usando esse tipo de aparelho.
Tudo isso porque, nessa etapa da vida é normal nós nos sentirmos excluídos da sociedade e a função do cuidador é estimular o convívio social para que o idoso não se sinta isolado do resto do mundo.
Promover o bem-estar
O cuidador deve colaborar para promover a saúde emocional e o bem-estar do paciente. Por isso, os profissionais do ramo devem agir com paciência, calma, saber ouvir e apoiar o idoso em todas as situações.
ISSO TAMBÉM INCLUI O ESTÍMULO DA PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS AO AR LIVRE, QUE MELHORAM A SAÚDE E O HUMOR DO PACIENTE.
Realizar passeios e viagens
Ao exercer a profissão de cuidador de idosos, a pessoa deve estar ciente que entre as suas tarefas está a programação de passeios e viagens de férias, já que isso também é importante para que o indivíduo com idade mais avançada tenha um período para descansar a mente e se divertir.
Em alguns casos o cuidador de idoso pode até mesmo viajar junto ao paciente para auxiliá-lo com os medicamentos e alimentação.
Características de um cuidador de idosos
Paciência
É natural que com o passar dos anos os idosos sofram com doenças degenerativas ou assumam um comportamento imaturo. Isso significa que em muitos casos o cuidador de idoso deve ser paciente e respeitar os sentimentos e decisões do idoso e nunca querer impor a sua vontade.
o que o cuidador de idosos não pode fazer?
O cuidador de idosos deve ser paciente e tentar entender os sentimentos da pessoa de terceira idade.
Com o passar do tempo também passamos por dificuldades motoras, por isso é necessário que o cuidador haja com profissionalismo e atenda sempre seu paciente com bom humor e simpatia.
Empatia
Um ponto importante para quem deseja trabalhar com pacientes da terceira idade é desenvolver a empatia e se colocar no lugar do paciente. Como você se sentiria se não pudesse mais realizar as suas tarefas diárias sozinho?
A partir daí você consegue ter uma ideia de como ele se sente e como gostaria de ser tratado, além de aprender a pensar mais em como o seu paciente se sentirá diante de cada desafio enfrentado.
Atenção
Cuidar de pacientes em terceira idade é uma profissão que demanda que o profissional esteja sempre atento, uma vez que você estará lidando com a saúde de um indivíduo que depende de você para muitas ações.
ISSO QUER DIZER QUE VOCÊ DEVE ESTAR SEMPRE FOCADO DURANTE AS REFEIÇÕES, BANHOS, ADMINISTRAÇÃO DAS MEDICAÇÕES E ATIVIDADES FÍSICAS E DE LAZER PARA EVITAR ACIDENTES QUE PODEM COLOCAR A SAÚDE DO SEU PACIENTE EM RISCO.
Depois de ver o que faz um cuidador de idosos e todas as suas responsabilidades, não deixe de levar as nossas dicas em consideração e desenvolver empatia e paciência durante o trabalho. Você também pode optar por fazer um curso preparatório e aprender a lidar melhor com as situações cotidianas de quem cuida de pacientes na terceira idade, a fim de desenvolver habilidades mais avançadas para exercer essa função.
O cuidador de idosos, seja ele familiar ou profissional contratado, é peça importante na difícil tarefa de proporcionar e oferecer um envelhecimento mais saudável e com menor comprometimento funcional.
FONTE:
Prime Cursos
Comments