A correta higiene das mãos salva milhões de vidas todos os anos quando realizada nos 5 momentos durante a prestação de cuidados em serviços de saúde.
Juntos, podemos incrementar as práticas de higiene das mãos para a minimização de riscos e prevenção das Infecções relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e da Resistência Microbiana (RM) aos antimicrobianos nos serviços de saúde!
Sabe-se que a higiene das mãos é fundamental para a prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS). Esta prática, de alcance universal da saúde, é baseada nas melhores evidências e com impacto comprovado na qualidade do atendimento e segurança do paciente em todos os níveis do sistema de saúde.
A adequada higienização das mãos contribui para prevenir e controlar infecções relacionadas à assistência à saúde e deve ser realizada:
– antes de tocar o paciente; – antes da realização de procedimento limpo/asséptico; – após o risco de exposição a fluidos corporais ou excreções; – após tocar o paciente; e – após tocar superfícies próximas ao paciente.
As infecções relacionadas à assistência à saúde afetam centenas de milhões de pacientes em todo o mundo e impactam significativamente os pacientes e os sistemas de saúde. Em países desenvolvidos essas infecções representam cerca de 5% a 10% das internações hospitalares e em países em desenvolvimento pode acometer mais de 25% dos pacientes.
FONTE:
Blog da Saúde
Comments