top of page
Buscar

Doença de Alzheimer afeta mais mulheres que homens

As mulheres são mais afetadas pela doença de Alzheimer, tanto direta quanto indiretamente, pois são elas as principais cuidadoras de pacientes com a doença

A doença de Alzheimer afeta mais as mulheres que os homens, revela a Associação Americana de Alzheimer (Alzheimer’s Association). O risco de uma mulher desenvolver a doença aos 65 anos é de 1 em 6, o que representa quase o dobro do risco de ela ter câncer de mama. Os homens, por sua vez, apresentam risco de 1 em 11 de desenvolver a doença na mesma faixa etária.

Dados sugerem que a doença causa mais impacto nas mulheres que nos homens – não apenas nas que têm a doença, mas nas cuidadoras, parentes e amigas dos paciente diretamente afetados. Há 2,5 mais mulheres que homens envolvidos nos cuidados intensivos de pacientes nos estágios mais avançados da doença.

Segundo Maria C. Carrillo, PhD e vice-presidente da Associação, são as mulheres as principais responsáveis por cuidados diários como alimentar, dar banho e ajudar na locomoção de pacientes, portanto elas estão no epicentro da doença.

Em pesquisa citada no relatório, quase 60% dos cuidadores entrevistados relataram estar sob estresse emocional forte ou muito forte e mais de 1/3 relatou estresse físico. Mais da metade (54%) precisou se ausentar do trabalho para cuidar do paciente.


Entre 2000 e 2010, as mortes por Alzheimer nos Estados Unidos subiram 68%, enquanto a porcentagem de morte por outras doenças como infecções por HIV, derrames, doenças cardíacas e câncer de próstata caiu significantemente. Os problemas causados por Alzheimer e outras demências devem aumentar, já que a população está se tornando cada vez mais idosa. Em 2025, espera-se um aumento de 40% no número de casos nos Estados Unidos.

O relatório fornece outros dados:

  • O risco estimado de desenvolver Alzheimer aos 65 anos é de 17,2% para mulheres e de 9,1% para homens.

  • Um em cada 9 americanos idosos tem a doença. Isso inclui 4% dos indivíduos abaixo dos 65 anos, 15% dos com idade entre 65 e 74 anos, 44% dos idosos entre 75 e 84 anos e 38% dos acima de 85 anos ou mais.

  • 1/3 dos idosos que morreram em determinado ano havia sido diagnosticado com Alzheimer ou outra demência.

  • Cuidar de pacientes com Alzheimer também traz um custo financeiro alto: os americanos devem gastar 150 bilhões de dólares em 2014 com programas de saúde para tratar pacientes com Alzheimer e outras demências.

É possível obter mais informações sobre o relatório acessando o site da Associação Americana de Alzheimer: alz.org (site em inglês).


Fonte: https://drauziovarella.uol.com.br/mulher-2/doenca-de-alzheimer-afeta-mais-mulheres-que-homens/

bottom of page