Quando um idoso precisa usar um produto absorvente, conhecido como fralda geriátrica , certamente é porque apresenta incontinência urinária e/ou fecal.
No entanto, antes de optar pela fralda tradicional, é preciso analisar algumas questões para realizar a compra correta. Se a pessoa apresenta incontinência urinária leve (baixo volume e frequência da perda urinária), podem ser indicados produtos menores, chamados de absorventes urinários, disponíveis nos modelos feminino e masculino. Quando o adulto ou idoso apresenta alguma mobilidade, podem ser indicados os modelos que são vestidos como uma roupa íntima, pois imitam uma calcinha ou uma cueca, facilitando o uso do banheiro, além de diminuir o constrangimento do uso de uma fralda tradicional.
No caso de pessoas acamadas, é recomendado o uso dos modelos tradicionais de fralda (chamadas também de protetores ajustáveis), pois são mais confortáveis para o usuário e facilita o cuidado prestado pelo familiar/cuidador.
Seja qual for o produto absorvente mais adequado, algumas características devem ser observadas para garantir a qualidade do produto e um melhor uso para o paciente:
Performance: boa capacidade e velocidade de absorção. Muito importante avaliar isso para minimizar os riscos de um processo inflamatório chamado de Dermatite Associada à Incontinência (DAI), conhecido popularmente como “assadura”. Essa lesão, além do desconforto e dor para o usuário, pode evoluir e chegar a causar uma infecção local.
Muitos produtos são confeccionados com cobertura externa em plástico, que contribui para aumentar a temperatura local. A preocupação com o odor pode resultar em isolamento social e pelo mal-estar causado pelo odor.
Para saber se o produto escolhido conta com essa característica, leia atentamente as informações
v Velocidade e capacidade de absorção
v Cobertura externa em tecido suave
v Controle de odor
Apenas com o uso será possível percebê-las. Uma delas está relacionada às fitas adesivas e ao material onde elas são fixadas. Quando a fita é de boa qualidade, ela pode ser aberta e fechada sem que isso danifique a fralda, permitindo que se busque o ajuste perfeito ao corpo. Outro ponto está relacionado às costuras do elástico da fralda. Quanto mais reto for o corte, menor ajuste ao corpo.
Além disso, a maior parte das fraldas descartáveis disponíveis no mercado possui cobertura externa plástica, portanto uma fralda não vazará para a outra. Se o volume de urina for grande ou mesmo a frequência de evacuações, basta procurar um modelo de fralda com dupla camada e gel superabsorvente para garantir a capacidade de absorção, mas jamais usar dois produtos sobrepostos.
Fonte: https://www.tena.com.br/sobre-a-incontinencia/cuidadores/fralda-geriatrica-como-escolher?&utmi_p=_sobre-a-incontinencia_cuidadores&utmi_pc=Html&utmi_cp=Not%c3%adcias
Comments