Para cuidar de uma pessoa que ficou acamada devido a alguma cirurgia ou a uma doença crônica, como Alzheimer, por exemplo, é importante pedir ao enfermeiro/cuidador ou médico responsável instruções básicas sobre como alimentar, vestir ou dar banho, para evitar agravamento da doença e melhorar sua qualidade de vida.
Desta forma, para manter a pessoa confortável e, ao mesmo tempo, prevenir desgaste e dores nas articulações do cuidador, segue um guia com algumas dicas simples sobre como deve ser o plano diário de cuidados, que incluem a satisfação de necessidades básicas como levantar, virar, trocar a fralda, alimentar ou dar banho na pessoa acamada.
1. Cuidar da higiene pessoal
A higiene de quem está acamado é muito importante para evitar o acúmulo de sujeira que pode levar ao desenvolvimento de bactérias, piorando o estado de saúde. Assim, os cuidados que devem ser feitos incluem:
Dar banho, pelo menos de 2 em 2 dias.
Lavar o cabelo, no mínimo, 1 vez por semana.
Trocar a roupa todos os dias e sempre que estiver suja;
Trocar os lençóis a cada 15 dias ou quando estiverem sujos ou molhados.
Escovar os dentes pelo menos 2 vezes por dia, especialmente após comer.
Cortar as unhas dos pés e das mãos, 1 vez por mês ou sempre que necessário.
Os cuidados de higiene só devem ser feitos na cama quando o paciente não tiver força suficiente para ir no banheiro. Ao fazer a higiene da pessoa acamada deve-se estar atento se existem feridas na pele ou na boca, informando o enfermeiro ou o médico que acompanha o paciente.
2. Lidar com a urina e as fezes
Além de manter a higiene pessoal através do banho também é extremamente importante lidar com as fezes e urina, para evitar seu acúmulo. Para isso deve-se:
Como lidar com a urina
A pessoa acamada urina, normalmente, entre 4 a 6 vezes por dia e, por isso, quando está consciente e consegue segurar o xixi, o ideal é que peça para ir ao banheiro. Se for capaz de andar, ela deve ser levada até ao banheiro. Nos outros casos, deve fazer na comadre ou num urinol.
Já quando a pessoa não está consciente ou apresenta incontinência urinária, é recomendado utilizar uma fralda que deve ser trocada sempre que estiver molhada ou suja. Já no caso de retenção urinária, o médico pode aconselhar o uso de uma sonda vesical que deve ser mantida em casa e que requer cuidados especiais.
Como lidar com as fezes
A eliminação de fezes pode mudar quando a pessoa fica acamada, sendo, em geral, menos frequente e com fezes mais ressecadas. Assim, se a pessoa não evacuar por mais de 3 dias, pode ser sinal de prisão de ventre podendo ser necessário fazer massagens na barriga e oferecer mais água ou dar laxante sob orientação médica.
3. Garantir uma alimentação adequada
A alimentação da pessoa acamada deve ser feita no mesmo horário em que a pessoa estava costumava a se alimentar, mas deve ser adaptada de acordo com os seus problemas de saúde. Para isso, deve-se questionar o médico ou o nutricionista sobre os alimentos que se deve dar preferência.
A maioria das pessoas acamadas ainda é capaz de mastigar os alimentos e, por isso, precisam apenas de ajuda para levar os alimentos à boca. No entanto, se a pessoa tiver uma sonda de alimentação é necessário ter alguns cuidados especiais na hora de alimentar.
Além disso, algumas pessoas, especialmente idosos, podem ter dificuldade para engolir alimentos ou líquidos e, por isso, pode ser necessário adaptar a consistência dos pratos às capacidades de cada um. Por exemplo, caso a pessoa tenha dificuldade em engolir água sem se engasgar, uma boa dica é oferecer gelatina. Já quando a pessoa não consegue engolir alimentos sólidos, deve-se dar preferência para mingaus ou "passar" os alimentos para que fiquem mais pastosos.
4. Manter o conforto
O conforto da pessoa acamada é o principal objetivo de todos os cuidados referidos anteriormente, porém, existem outros cuidados que ajudam a manter a pessoa mais confortável durante o dia, sem feridas ou com menos dores e que incluem:
Virar a pessoa, no máximo, de 3 em 3 horas, para evitar o aparecimento de escaras na pele.
Levantar a pessoa sempre que possível, permitindo que coma ou veja televisão com os familiares na sala, por exemplo.
Fazer exercícios com as pernas, braços e mãos do paciente pelo menos 2 vezes por dia para manter a força e a amplitude das articulações.
Também é recomendado manter a pele bem hidratada, passando um creme hidratante depois do banho, esticar bem os lençóis e ter outros cuidados que impeçam o surgimento de feridas na pele.
Quando deve ir no médico
É recomendado ligar para o médico, consultar um clínico geral ou ir no pronto-socorro quando a pessoa acamada apresentar:
Febre superior a 38º C;
Feridas na pele;
Urina com sangue ou cheiro fétido;
Fezes com sangue;
Diarreia ou prisão de ventre por mais de 3 dias;
Ausência de urina por mais de 8 a 12 horas.
Também é importante ir ao hospital quando o paciente refere dores muitos fortes no corpo ou se mostra muito agitado, por exemplo.
Fonte de referência: https://www.tuasaude.com/como-cuidar-de-uma-pessoa-acamada/
Comments