top of page
Buscar

QUAIS MEDIDAS PREVENTIVAS OS CUIDADORES PODEM FAZER PARA MINIMIZAR RISCO DE INFECÇÕES EM IDOSOS?

O cuidado de idosos acamados, conscientes ou não, requer uma série de medidas sobre as quais os cuidadores devem ter a orientação adequada. A principal medida para evitar infecções é a correta higienização das mãos, que deve ser realizada sempre antes e depois de realizar os cuidados com o idoso.

Outras medidas básicas incluem a higiene corporal diária, que pode ser realizada no chuveiro ou no leito, de acordo com a condição do idoso, e a troca regular do vestuários pessoais e roupas de cama.

Os utensílios e equipamentos utilizados pelo idoso, tais como pratos, talheres, copos, comadre ou urinol, merecem atenção especial, porque podem ser focos de contaminação: devem ser cuidadosamente limpos e armazenados em local adequado.

Além disso, a organização e limpeza do ambiente em que o idoso vive também são fundamentais para a prevenção de infecções.

É importante entender que o idoso tem maior risco de adquirir infecções, quando comparado com o jovem. Seguir rigorosamente as recomendações simples de higiene pessoal, dos objetos e do ambiente utilizado pelo idoso é fundamental para diminuir a probabilidade de que ele tenha uma infecção e contribui para melhor qualidade de vida da população idosa que depende de cuidadores.


Fonte: https://www.tena.com.br/sobre-a-incontinencia/cuidadores/quais-as-medidas-preventivas-os-cuidadores-podem-f?&utmi_p=_sobre-a-incontinencia_cuidadores&utmi_pc=Html&utmi_cp=Not%c3%adcias

bottom of page