Quedas de idosos

A queda é um evento bastante comum e devastador em idosos. Embora não seja uma conseqüência inevitável do envelhecimento, pode sinalizar o início de fragilidade ou indicar doença aguda.

Os fatores de risco que mais se associam às quedas são: idade avançada (80 anos e mais); sexo feminino; história prévia de quedas; imobilidade; baixa aptidão física; fraqueza muscular de membros inferiores; fraqueza do aperto de mão; equilíbrio diminuído; marcha lenta com passos curtos; dano cognitivo; doença de Parkinson; uso de medicamentos sedativos, hipnóticos, ansiolíticos; uso de vários medicamentos.

Fatores relacionados ao idoso:

- diminuição da forca muscular; - osteoporose; - anormalidades para caminhar; - arritmia cardíaca (batimento cardíaco irregular); - alteração da pressão arterial; - depressão; - senilidade; - artrose, fragilidade de quadril ou alteração do equilíbrio; - alterações neurológicas (derrame cerebral, doença de Parkinson, esclerose múltipla e mal de Alzheimer); - disfunção urinária e da bexiga; - uso controlado de determinadas drogas; - siminuição da visão; - diminuição da audição; - câncer que afeta os ossos; - deformidades nos pés (unhas grandes, joanetes dolorosos, etc.)

Fatores relacionados ao ambiente:

- iluminação: ambientes mal iluminados favorece a ocorrência de quedas; - arquitetura: casas mal planejadas aumentam o risco de quedas; - móveis: disposição inadequada atrapalha a locomoção e quando instáveis não servem como apoio; - espaço: oferecem risco os objetos escorregadios espalhados pela casa; - cores: ambiente muito escuro aumenta a chance de quedas.

Orientações gerais para prevenir quedas:

- faça exames oftalmológicos e físicos anualmente, em específico para detectar a existência de problemas cardíacos e de pressão arterial; - mantenha em sua dieta uma ingestão adequada de Cálcio e vitamina D; - tome banhos de sol diariamente; - participe de programas de atividade física que visem o desenvolvimento de agilidade, força, equilíbrio, coordenação e ganho de força do quadríceps e mobilidade do tornozelo; - elimine de sua casa tudo aquilo que possa provocar escorregões e instale suportes, corrimão e outros acessórios de segurança; - use sapatos com sola antiderrapante; - amarre o cadarço do seu calçado; - substitua os chinelos que estão deformados ou estão muito frouxos; - use uma calçadeira ou sente-se para colocar seu sapato; - evite sapatos altos e com sola lisa; - evite ingestão excessiva de bebidas alcoólicas; - mantenha uma lista atualizada de todos os medicamentos que está tomando ou que costuma tomar, e as dê para os médicos com quem faz consulta; - informe-se com o seu médico sobre os efeitos colaterais dos remédios que você está tomando e de seu consumo em excesso; - certifique-se de que todos os medicamentos estejam claramente rotulados e guardados em um local adequado (que respeite as instruções de armazenamento); - tome os medicamentos nos horários corretos e da forma que foi receitada pelo médico, na maioria dos casos, acompanhados com um copo d'água; - nunca ande só de meias; - fadiga muscular e confusão mental aumentam o risco de quedas; - mulheres que não conseguem encontrar sapatos esportivos suficientemente largos para o formato do seu pé devem comprar na seção masculina, pois estes sapatos têm fôrmas maiores.

Simples cuidados e adaptações poderão diminuir o risco de quedas dentro de sua casa; basta verificar abaixo algumas orientações quanto a modificações na organização dos móveis, da casa e iluminação.

Em seu quarto:

- coloque uma lâmpada, um telefone e uma lanterna perto de sua cama; - durma em uma cama na qual você consiga subir e descer facilmente (cerca de 55 à 65 cm); - os armários devem ter portas leves e maçanetas grandes para facilitar a abertura, assim como iluminação interna para facilitar a localização dos pertences; - dentro do seu armário, arrume as roupas em lugares de fácil acesso, de preferência evitando os locais mais altos; - substitua os lençóis e o acolchoado por produtos feitos por materiais não escorregadios, como por exemplo, algodão e lã; - instale algum tipo de iluminação ao longo do caminho da sua cama ao banheiro; - não deixe o chão do seu quarto bagunçado.

Na sala e corredor:

- organize os móveis de maneira que você tenha um caminho livre para passar sem ter que ficar desviando muito; - mantenha as mesas de centro, porta revistas, descansos de pé e plantas fora da zona de tráfego; - instale interruptores de luz na entrada das dependências de maneira que você não tenha que andar no escuro até que consiga ligar a luz. Interruptores que brilham no escuro podem servir de auxílio; - ande somente em corredores, escadas e salas bem iluminadas; - não acumule ou deixe caixas próximas do caminho da porta ou do corredor; - deixe sempre o caminho livre de obstáculos; - mantenha fios de telefone, elétricos e de ampliação fora das áreas de trânsito, mas nunca debaixo de tapetes; - não deixe extensões cruzarem o caminho; reorganize a distribuição dos móveis; - coloque nas áreas livres tapetes com as duas faces adesivas ou com a parte de baixo não deslizante; - não sente em uma cadeira ou sofá muito baixo, porque o grau de dificuldade exigido para se levantar é maior, sendo que estes devem ser confortáveis e com braços; - concerte imediatamente as áreas em que o carpete está desgastado; - remova peitoril de porta maior que 1,3 m.

Na cozinha:

- remova os tapetes que promovem escorregões; - limpe imediatamente qualquer líquido, gordura ou comida que tenham sido derrubados no chão; - armazene a comida, a louça e demais acessórios culinários em locais de fácil alcance; - as estantes devem estar bem presas à parede e ao chão para permitir o apoio do idoso quando necessário; - não suba em cadeiras ou caixas para alcançar os armários que estão no alto; - no piso, utilize ceras que após a aplicação não deixem seu piso escorregadio; - a bancada da pia deve ter de 80 a 90 cm do chão para permitir uma posição mais confortável ao se trabalhar.

Na escada:

- não deixe malas, caixas ou qualquer tipo de bagunça nos degraus; - interruptores de luz devem estar instalados tanto na parte inferior quanto na parte superior da escada. Uma outra opção é instalar detectores de movimento que fornecerão iluminação automaticamente; - a iluminação deverá permitir a visualização desde o princípio da escada até o seu fim, assim como as áreas de desembarque; - mantenha uma lanterna guardada em algum lugar próximo em caso de apagão; - remova os tapetes que estejam no início ou fim da escada; - carpete fixo na escada: selecione um carpete que tenha uma cor sólida (sem desenhos ou muitas formas) através do qual seja possível visualizar claramente as bordas dos degraus; - coloque tiras adesivas anti-derrapantes em cada borda dos degraus; - instale corrimãos por toda a extensão da escada e em ambos os lados. Eles devem estar em uma altura de 76 cm acima da escada; - conserte imediatamente as áreas em que o carpete esteja desgastado (principalmente as bordas dos degraus).

No banheiro:

- coloque um tapete anti-derrapante ao lado da banheira ou do box para sua segurança na entrada e saída.; - instale na parede da banheira ou do box um suporte para sabonete líquido; - instale barras de apoio nas paredes do seu banheiro; - duchas móveis são mais adequadas; - mantenha algum tipo de iluminação durante a noite; - use dentro da banheira ou no chão do box tiras anti-derrapantes; - substitua as paredes de vidro do box por um material não deslizante; - ao tomar banho, utilize uma cadeira de plástico firme com cerca de 40 cm, caso não consiga se abaixar até o chão ou se sinta instável.

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.

Dica elaborada em novembro de 2.009.

Fonte:

Ministério da Saúde Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO)

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