top of page
Buscar

20 de Outubro – Dia Mundial e Nacional da Osteoporose

O Dia Mundial da Osteoporose marca um ano de campanha dedicada à conscientização global sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da osteoporose. A data tem como objetivo tornar a osteoporose e a prevenção de fraturas uma prioridade global para o setor saúde, alcançando profissionais, mídia, formuladores de políticas, pacientes e o público em geral.

O tema de 2020 dá continuidade ao de 2019: "Isso é Osteoporose" e destaca imagens emocionalmente impactantes e histórias de pessoas reais vivendo com osteoporose em todas as regiões do mundo. Enfatiza a ligação direta entre a osteoporose e as fraturas ósseas e o seu impacto na vida das pessoas em termos de dor, incapacidade e independência perdida. Concentra-se, também, na osteoporose como um "caso de família", já que a doença pode afetar várias gerações.

Mensagens-chave da campanha 2020:

- a osteoporose é a causa básica de fraturas ósseas dolorosas, debilitantes e com risco de vida – conhecidas como fraturas de fragilidade; - a osteoporose é um problema global crescente: em todo o mundo, as fraturas afetam uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens com mais de 50 anos; - a osteoporose afeta famílias – os membros da família muitas vezes são os cuidadores e estes também tem risco de desenvolvê-la; - se um de seus pais teve osteoporose ou fratura de quadril, faça uma avaliação para identificar seus fatores de risco; - se já tiver fatores de risco, faça uma avaliação da sua saúde óssea – tome medidas antecipadas para a prevenção; - a saúde óssea deve ser observada por toda a família - garanta que a sua mantenha um estilo de vida saudável.

A osteoporose é caracterizada pela diminuição da massa muscular e afeta, principalmente, homens acima de 70 anos e mulheres com mais de 65 anos. Os principais tipos de osteoporose são: pós–menopausa, senil (mais frequente em pessoas acima de 70 anos) e secundária, decorrente de outras doenças, como doença renal crônica, ou do uso de medicamentos, como corticoides.

A osteoporose é uma doença silenciosa, que pode se manifestar por fraturas recorrentes e, quando isso ocorre, a doença já está instalada e pode estar em estado avançado. O exame de densiometria óssea é uma das formas mais precisas para seu diagnóstico, além do histórico médico.

Prevenção:

- aumentar a ingestão de cálcio através do consumo de leite e de seus derivados; - expor-se ao sol ajuda a manter adequados os níveis de vitamina D; - praticar atividades físicas regularmente fortalece os músculos e melhora o equilíbrio, evitando quedas; - evitar o consumo de álcool e de fumo; - evitar o consumo excessivo de sal; - utilizar os medicamentos prescritos pelo médico a fim de recuperar a massa óssea perdida e diminuir o risco de fraturas.

Para evitar quedas:

- observe a adequada iluminação dos ambientes; - retire tapetes e outros objetos do chão; - instale barras de apoio no banheiro.

Fontes:

bottom of page